O MANIFESTO
ECONOMIA
TODO TRABALHO É ESSENCIAL
Estamos prestes a completar 365 dias de pandemia. 1 ano parados. Após meses discutindo medidas restritivas, vacinação e reabertura da economia, o "Passaporte de Imunidade" para pessoas vacinadas ou imunes será o próximo grande assunto a ser tratado em escala mundial. União Europeia, EUA e muitos outros Países já começaram a adotar modelos de passaporte ou de testagem, para a retomada das atividades. O setor de entretenimento, mais especificamente as atividades de turismo, gastronomia, eventos e cultura dependem de propostas sustentáveis como essas, para salvar milhões de trabalhadores da miséria. Afinal, todo trabalho é realmente essencial.
CULTURA
A real vocação do Rio de Janeiro
Pessoas de todo o mundo visitam a Cidade Maravilhosa em busca das belezas naturais e sua vocação ímpar para o entretenimento. Precisamos nos preparar, movimentar a economia, os milhares de trabalhadores do setor para receber todos os moradores e turistas em segurança.
REALIDADE
Contaminação em ambiente público
As pessoas frequentam os polos de entretenimento público migrando entre os espaços. Esse movimento espontâneo aumenta os índices de contaminação pela alta circulação, principalmente nos feriados e finais de semana.
COMPORTAMENTO
Aglomeração em
Festas Clandestinas
Festas clandestinas estão em evidência no mundo desde junho de 2020, mas atualmente está cada vez mais evidenciada a importação do comportamento e cultura destes movimentos em território nacional, dificultando muito a fiscalização e prejudicando, principalmente, os estabelecimentos que seguem todas as orientações, regras e protocolos.
CARNAVAL RIO 2021
Milhões de jovens concentrados no Rio
Mesmo com o cancelamento das festividades, a média de ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro foi de 63% durante o período do Carnaval. A informação foi dada (18/02/21) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro.
63%
Ocupação da Rede
Hoteleira Carioca
+1.5 mi
Turistas na Cidade
do Rio de Janeiro
+7.6 mi
Pessoas circulando
durante o carnaval
AGLOMERAÇÕES PÚBLICAS
SOLUÇÃO
Ensaio para Protocolo de Passaporte de Imunidade
Deveríamos aprimorar o Protocolo de Fronteiras Internacionais, de forma a facilitar o uso contínuo de testes que identifiquem a ausência do vírus. Similar a um credenciamento de Camarote de Carnaval, poderíamos realizar uma triagem para receber os exames e o resultado geraria documentos de imunidade para controle de acessos.